Del 15 al 19 de agosto se celebrará en Fundão (Portugal), el Workshop  “O CORPO DA MÁSCARA” con  Sofia Cabrita, actriz, directora, locutora y profesora.   Está organizado por Este Estaçao Teatral, organizadores de la Feria Ibérica de Teatro de Fundão

Se trata de una formación destinada a actores/actrices; directores/as y  estudiantes de artes escénicas.  El número de plazas son 12.   Desde la organización ofrecen alojamiento en casa compartida así como comidas y cenas para las personas inscritas durante los días de la formación. 

Gracias al convenio suscrito por AGCEX y CEMART con la Feria Ibérica de Teatro, desde la organización nos ofrecen dos plazas gratuitas para aquellos profesionales o estudiantes extremeños del sector que quieran asistir. Para ello deberán cumplimentar la hoja de inscripción disponible en el siguiente enlace INSCRIÇÃO_1 (2) y mandarla a este.prod@gmail.com antes del 9 de agosto de 2022. 

Más información en el siguiente enlace LAVARIA 3.0_ APRESENTAÇÃO

Os dejamos la información en Portugués:

SINOPSE
Existem infinitas técnicas para um corpo mascarado, tantas quantas possibilidades do objeto
máscara. Contudo, podemos encontrar um chão comum que parte de elementos técnicos e
expressivos a que chamamos “corpo de máscara”.
A máscara não esconde, mas revela e amplia
aquele que a usa (ou aquilo que quem a usa quer que se veja), e é sempre impessoal porque evoca
para além do corpo. A máscara desumaniza ao mesmo tempo que nos aproxima paradoxalmente
da nossa verdadeira natureza tragicómica.
Do universal ao particular, iremos abordar a máscara no teatro a partir dos conceitos técnica,
forma, jogo e tradição. As máscaras que vamos explorar, assentam numa proposta pessoal
artística, ritual e pedagógica, capaz de gerar novos modos de criação teatral, novas abordagens
ao trabalho do ator e uma reflexão sobre o objeto máscara como mediador.


CONTEUDOS
. A máscara neutra: a procura do fundo poético comum, a análise do movimento, o corpo em jogo,
o espaço, o silêncio.
. A máscara intermédia: o rosto coberto que revela, o início do corpo de máscara, a relação com o
público, a plasticidade, a mise-en-forme no espaço.
. Máscara expressiva: técnica e forma, o corpo de máscara, improvisação

 

SOFIA CABRITA

Atriz, encenadora, locutora e professora, desenvolve o seu trabalho artístico no âmbito da criação de espetáculos a
partir de pessoas, histórias e lugares, usando as máscaras e os objetos como mediadores destes espetáculosencontro. Pós-graduada em Comunicação e Artes pela FCSH, formada pelas escolas de Teatro do Gesto Estudis de Teatre (Barcelona) e Kíklos-Scuola Internazionale di Creazione Teatrale (Pádua) e licenciada em Formação de Atores-Encenadores pela ESTC. Encenou e colaborou com várias Companhias de teatro e criadores – Fernando Mota,
Miguel Castro Caldas, Miguel Maia, Companhia do Chapitô, Sara Franqueira, BAAL17, ESTE-Estação Teatral da Beira Interior, Rogério Lopes (BR), Martin Joab, Madalena Marques, João Lourenço, entre outros. Faz parte de um coletivo de pesquisa e criação de espetáculos documentais, usando a linguagem da máscara e dos objetos: Casear Criação de documentos Teatrais. Apresentou criações em Espanha, Itália, Venezuela e Brasil. Leciona Teatro do Gesto e Máscaras desde 2003 no ensino artístico superior (ESTC, ESMAE, ESAD CR, Un. Évora e ESTAL), ensino profissional e em escolas de ensino não formal. Foi bolseira da DGARTES no Brasil, num projeto de teatro de máscaras e pesquisa em tempo real, com Rogério Lopes. Foi aluna de Donato Sartori, no Seminário Internazionale – L´Arte della Maschera, em Abano. Enquanto arte-educadora, colabora com o Serviço do Museu Gulbenkian desde 2012 e tem estado ligada a vários projetos de formação sobre práticas artísticas aplicadas a contextos não artísticos. Colabora como formadora de mediadores com a EGEAC, DMC e Plano Nacional das Artes. Foi a responsável artística do projeto de teatro e literacia, no Conselho Português para os Refugiados (CPR) – PARTIS I e colabora atualmente no PARTIS III com o Projeto Lado P, no Estabelecimento Prisional de Caxias.